quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

como transpor musica

Alguns instrumentos têm tons fixos. Diferentemente do piano, que pode tocar qualquer música em qualquer tom, estes instrumentos, como a clarineta, o sax tenor e o trompete, saem de fábrica já com o tom que irão tocar pré determinados. Este artigo ensinará você como transpor músicas escritas no tom de Dó para instrumentos afinados em Si bemol.

editarPassos

  1. Transpose Music From C to B Flat Step 1.jpg
    1
    Saiba o tom de seu instrumento. A seguir, alguns instrumentos em Si bemol:
    • Trompete e tuba.
    • Sax tenor.
    • Clarineta.
  2. Transpose Music From C to B Flat Step 2.jpg
    2
    Saiba o tom a ser transposto. Quando um piano toca um Dó da partitura, a nota que ouvimos é um Dó. Porém, quando um trompete toca um Dó da partitura, a nota que ouvimos é um Si bemol. Para fazer a música soar da maneira correta, (e para reduzir a tensão na banda) precisamos escrever as partes para o instrumento que será transposto para que o trompetista e o pianista estejam tocando a mesma nota aparente.
  3. Transpose Music From C to B Flat Step 3.jpg
    3
    Comece com o tom da música. Um instrumento em Si bemol soa um tom inteiro abaixo do que está descrito. Você deve subir em um tom todas as notas escritas para aquele instrumento. A forma mais fácil de fazer isso ´começar escrevendo o tom correto para aquele instrumento.
    • Digamos que a parte do piano está escrita no tom de Si bemol, o mesmo da partitura. Um tom inteiro acima de Si bemol é o Dó, então você irá escrever a parte do trompete no tom de Dó.
    • Reciprocamente, se a parte do piano está escrita no tom de Dó, você começará em um tom diferente: Ré.
  4. Transpose Music From C to B Flat Step 4.jpg
    4
    Veja um jeito mais fácil. Para transpor a parte para um instrumento em Si bemol, comece pelo tom da peça - o tom que que está realmente sendo ouvido — e some a ela um tom inteiro. Este é o tom que usará para sua parte transposta.
    • Por exemplo, digamos que o tom da peça é Sol maior. Na partitura, ache o tom Sol maior (é o segundo de cima para a esquerda). Note que está escrito com um sustenido, F# (Fá#). Um tom inteiro de Sol é o Lá, então encontre o Lá maior na partitura e verá que ele tem três sustenidos: F#(Fá#), C#(Dó), e G#(Sol#). Este é o tom que usará em seu instrumento de Si bemol.
    • Às vezes você troca de bemol para sustenido, ou vice-versa. Por exemplo, se o tom da peça é Fá maior, com um Si bemol, um tom acima de Fá será Sol, que é escrito com um sustenido, F# (Fá#).
    • Lembre-se de não apenas mudar o tom da peça, mas também escrever as notas um tom acima. Por exemplo, se a nota na partitura for um "Fá", a nota transposta será um "Sol".

editarDicas

  • Se você conhece bem a música e sabe tocá-la bem de ouvido, pode ser possível você tocar a música de ouvido no tom inteiro acima do original, ou seja, tocar em Ré se a música estiver escrita em Dó.
  • Não tenha medo de pedir ajuda de outros músicos.
  • Cuidado com as transposições em oitavas em qualquer instrumento. Por exemplo, o saxofone tenor soa uma nona (oitava + um tom) abaixo do que está descrito.
  • Você pode sempre determinar o tom que tocará adicionando dois sustenidos no tom em que a música está escrita. Por exemplo, se a música está escrita no tom Mi bemol menor (três bemóis no tom), você tocará no tom de Fá maior (um bemol no tom). Adicionar um sustenido é o mesmo que subtrair um bemol.
  • Se for um aprendiz visual, pode escrever o nome das 12 notas de Dó à Si bemol, depois escreva a nota do instrumento que está tentando transpor perto de um Dó. Escreva novamente as notas para este instrumento, de Dó para Dó. Quando a segunda coluna chegar ao fim da primeira coluna, comece a próxima por cima. Elas não combinarão, mas você acaba de criar uma cola que pode ser útil. Procure o Fá na coluna Dó do tom da peça, e, olhando a próxima coluna, é um Sol em um instrumento em Si bemol.
  • Lembre-se de que isto se aplica a todos os instrumentos em Si bemol, incluindo trompetes, clarinetas, saxofone soprano e saxofone tenor.
  • A prática traz a perfeição.