sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

como acabar com a diarreia do seu gato

Tal como os humanos, gatos e filhotinhos de gatos podem desenvolver diarreia sem nenhum motivo aparente. Um pouco de trabalho investigativo pode ser necessário para determinar o motivo e muito amor e carinho pode ser preciso para resolver o problema da diarreia. Seguem algumas ideias para ajudar você a descobrir como ajudar o seu querido gatinho a se sentir melhor rapidamente.

editarMétodo 1 de 2: Mude a dieta de seu gato

  1. Stop Your Cat's Diarrhea Step 1.jpg
    1
    Mude sua alimentação. Trocar pra uma marca de alimento natural para gatos geralmente pode resolver o problema. Rações de gatos costumam conter corantes e outros ingredientes artificiais que podem afetar o intestino do gato. Contudo, uma mudança na dieta do gato também pode irritar seus intestinos durante os primeiros dias.
  2. Stop Your Cat's Diarrhea Step 2.jpg
    2
    Faça uma dieta de comida caseira para ele. Uma receita suave, como duas partes de arroz ou batatas amassadas misturadas com uma parte de hambúrguer ou frango, será fácil para seu gato digerir.
  3. Stop Your Cat's Diarrhea Step 3.jpg
    3
    Jejum. Umas 12 a 24 horas de jejum de tudo, exceto de água, pode ajudar a solucionar o problema. Quando ele começar a comer novamente, mantenha uma dieta o mais suave possível pelos dois primeiros dias.
  4. Stop Your Cat's Diarrhea Step 4.jpg
    4
    Metamucil. Adicione a metade de uma colher de chá de Metamucil à ração do seu gato, principalmente se ele está apresentando fezes moles, isso muitas vezes tem um efeito normalizador em gatos com diarreia.
  5. Stop Your Cat's Diarrhea Step 5.jpg
    5
    Dê-lhe mais água. A diarreia provoca a perda de fluidos em qualquer um, mas os eletrólitos contidos nesses fluidos são essenciais ao gato, pois controlam as funções do seu sistema nervoso.
    • Pedialyte, uma bebida eletrolítica desenvolvida para bebês e crianças pode ser adicionada à água do seu gato.

editarMétodo 2 de 2: Medicação

  1. Stop Your Cat's Diarrhea Step 6.jpg
    1
    Observe se há sangue nas fezes. Caso não haja sangue, ligue para o veterinário e pergunte por qual medicamento de balcão você pode dar ao seu gato.
    • Caso haja sangue, leve seu gato ao veterinário para ser examinado. Sangue vermelho vivo é visto como de pouca importância, mas sangue escuro pode ser sinal de um problema sério na parte superior do aparelho digestivo. Ele provavelmente prescreverá uma medicação para seu gato.
      Stop Your Cat's Diarrhea Step 6Bullet1.jpg
  2. Stop Your Cat's Diarrhea Step 7.jpg
    2
    Quando estiver pronto para dar o medicamento a seu gato, pegue uma seringa (sem agulha) e uma toalha.
  3. Stop Your Cat's Diarrhea Step 8.jpg
    3
    Meça a quantidade apropriada de líquido despejando uma pequena quantidade em um pequeno prato. Empurre o êmbolo da seringa até o fim, mergulhe a ponta no medicamento e puxe o êmbolo até o nível do líquido atingir a quantidade recomendada pelo seu veterinário.
  4. Stop Your Cat's Diarrhea Step 9.jpg
    4
    Leve o gato para um cômodo pequeno e feche a porta.
  5. Stop Your Cat's Diarrhea Step 10.jpg
    5
    Segure seu gato firmemente com seu braço esquerdo (se você for destro).Envolva-o em uma toalha como um casulo se ele permitir.
  6. Stop Your Cat's Diarrhea Step 11.jpg
    6
    Dê a ele o medicamento com a seringa. Certifique-se de que a seringa está SEM a agulha.
  7. Stop Your Cat's Diarrhea Step 12.jpg
    7
    Você pode dar ao seu gato uma segunda seringa com uma pequena quantidade de água à temperatura ambiente para ele engolir: isso ajudará a tirar o gosto do medicamento de sua boca. Certifique-se de que a água não está muito gelada, pois água gelada pode causar dores no estômago.
  8. Stop Your Cat's Diarrhea Step 13.jpg
    8
    Observe se o gato apresenta melhoras. Certifique-se de perguntar ao seu veterinário quanto tempo demorará para você poder ver as melhoras.

editarDicas

  • Estresse também pode causar diarreia. Mudanças, novos animais ou a morte de outros animais podem estressar um gato. Feliway, um produto de balcão, pode ajudar a controlar o estresse do seu gato.
  • Para detectar desidratação, pince levemente com uma das mãos a pele geralmente frouxa atrás do pescoço do seu gato. Quando o gato está normalmente hidratado, a pele volta ao lugar na mesma hora. Se a pele pinçada voltar ao lugar devagar e suavemente, ou se ela se mantiver no lugar, o gato está desidratado. Se o gato parece que está desidratado, leve-o ao veterinário imediatamente a menos que você tenha o conhecimento e as ferramentas necessárias para fazer a reposição de fluidos.
  • Se possível, determine como a diarreia começou para que você possa prevenir uma reincidência. Hipertireoidismo, alergia a alimentos, falha renal, câncer, envenenamento (por plantas da casa, veneno de rato, medicamento humano, etc.), parasitas e doenças infecciosas (entre outras coisas) podem resultar em diarreia. Obtenha assistência veterinária se esse for uma problema persistente. Devem existir alimentos com menos alérgenos ou tratamentos para uma doença que irão reduzir ou eliminar a diarreia.
  • Você pode espalhar jornal ou papelão para facilitar a limpeza.
  • Se seu gato vai para fora de casa, verifique se seus vizinhos não o estão alimentando. Comer demais ou comer alimentos aos quais não estão acostumados pode causar diarreia em gatos.
  • Procure no seu jardim e no jardim de seus vizinhos por plantas venenosas que seu gato possa ter mordiscado. Seu veterinário deve ser capaz de lhe passar uma lista de plantas venenosas.
  • Limite seu gato a um cômodo sem carpete e com comida, água e um espaço para fazer suas necessidades até que esse incidente fique sob controle.

editarAvisos

  • Se o gato tiver menos de um ano ou mais de oito ou tiver qualquer condição médica crônica, a desidratação pode se desenvolver mais rapidamente do que em um gato adulto saudável. Consequentemente, a diarreia nesses gatos requer atenção veterinária imediata.
  • Os veterinários avisam agora que Pepto-Bismol e Kaopectate podem ser venenosos aos gatos devido à toxicidade do salicilato. Verifique com o seu veterinário a medicação e a dosagem corretas para o peso e a idade do seu gato.
  • "Não" repreenda o seu gato por causa dos incidentes. Ele não pode fazer nada para evita-los e causar mais estresse a ele somente fará com que a diarreia piore.
  • Se qualquer humano na sua família também ficar com diarreia, leve o gato ao veterinário e o membro da família ao médico imediatamente. Existem alguns parasitas invisíveis a olho nu (Giárdia e toxoplasmose) que podem atravessar a fronteira das espécies, o que é particularmente difícil de eliminar. Esses parasitas têm o potencial de se tornar uma ameaça à vida de crianças pequenas, idosos e adultos com a saúde comprometida.
  • Se a diarreia for severa e continuar por mais de um dia ou moderada e continuar por dois ou mais dias, o gato pode ficar desidratado. A desidratação pode ser fatal se não detectada e tratada.
  • Se essa é a primeira vez que você lida com a diarreia de um gato, ligue pra o seu veterinário, principalmente se você não tiver certeza sobre qual tipo ou a quantidade de medicamento que precisa dar a seu gato.

5 formas de fazer sorvete com neve

Existem dias que está nevando lá fora e as crianças estão em casa, sem a necessidade de ir à escola e sem nada para fazer. Geralmente, elas precisam de algo para se ocuparem e não se meterem em problemas. Nestes dias, uma ótima opção é ensinar a elas a fazerem sorvetes caseiros. Mantenha os ingredientes em sua dispensa, e tire-os de lá nestes dias. Todos ficarão felizes e irão adorar a guloseima, no final, comendo o sorvete que acabaram de fazer!

editarMétodo 1 de 5: Receita #1

  1. 1
    Encha uma tigela de neve ou de gelo esmagado.
  2. 2
    Adicione cerca de 6 colheres de sopa de sal ao gelo ou à neve. Misture por 5 minutos.
  3. 3
    Misture os ingredientes a seguir numa sacola, e coloque-os na tigela, junto à neve e ao sal:
    • 1/2 copo de leite
    • 1 colher de sopa de açúcar
    • 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
  4. 4
    5 a 8 minutos é um tempo adequado para que a mistura se congele em sorvete.
  5. 5
    Sinta a consistência da mistura de sorvete através da tigela. Quando estiver gelado o suficiente para comer, remova a sacola interna e enxague-a bem com água. Você não vai querer que água com sal caia em seu sorvete.
  6. 6
    Pegue sua colher e coma o sorvete diretamente da sacola!

editarMétodo 2 de 5: Receita #2

  1. 1
    Junte 8 copos de neve fresca (ou gel raspado, se preferir)
  2. 2
    Junte os ingredientes a seguir:
    • 1 lata de leite condensado
    • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  3. 3
    Coloque o leite condensado sobre a neve ou gel raspado numa tigela grande.
  4. 4
    Adicione o extrato de baunilha e misture bem todos os ingredientes.
  5. 5
    Sirva imediatamente em tigelas e bom apetite!

editarMétodo 3 de 5: Receita #3

  1. 1
    Deixe uma tigela muito grande fora de casa quando estiver nevando, para que ela junte neve fresca e limpa.
  2. 2
    Enquanto a neve é juntada, pegue os seguintes ingredientes:
    • 1 copo de açúcar branco
    • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
    • 2 copos de leite
  3. 3
    Quando a tigela estiver cheia, traga-a para dentro e agite o açúcar e o extrato de baunilha para mais gosto.
  4. 4
    Coloque leite até alcançar a consistência desejada.
  5. 5
    Desfrute da guloseima que você fez!

editarMétodo 4 de 5: Receita #4

  1. 1
    Num dia de neve, junte os ingredientes a seguir:
    • Metade a 3/4 de copo de creme
    • 4 colheres de sopa de açúcar
    • 1 colher de sopa de baunilha
    • 1 ovo (opcional)
    • 1 tigela de neve suave e limpa
  2. 2
    Misture os ingredientes acima numa tigela grande.
  3. 3
    Agite a neve até que a consistência seja bem cremosa.
  4. 4
    Sirva em pequenas tigelas e bom apetite!

editarMétodo 5 de 5: Adicionando cor e gosto

  1. 1
    Se você quer algo mais do que um sorvete de baunilha feito com base na neve, junte os ingredientes a seguir:
    • Sorvete de neve fresco
    • Coloração de alimentos
    • Colher de sorvete ou colher grande
    • Polvilho, chocolates, coberturas (o que você gostar)
  2. 2
    Coloque a coloração de alimentos diretamente no sorvete (não é preciso muito!).
  3. 3
    Misture bem da forma que preferir.
  4. 4
    Depois de conseguir a cor que desejar, adicione polvilho, cobertura, chocolates e tudo que gostar.
  5. 5
    Bom apetite!

editarDicas

  • Se não nevar aonde você mora, ou se não quiser utilizar neve por achar que não está fresca e limpa, você pode "criar" neve misturando gelo.
  • Usar um ovo cru bem batido adiciona muita cor, gosto e nutrição.
  • Se planeja realizar isto em um ambiente interno, você poderá utilizar sacolas de freezer grandes. Elas funcionam bem pois são grossas e a probabilidade de furarem e menor, assim como a probabilidade de vazar neve.
  • Ao invés de leite, você pode adicionar gemada, e ao invés de baunilha, canela e condimentos de doce de manteiga e amêndoa são boas opções.

editarAvisos

  • Utilize neve fresca e limpa. Se a neve estiver há um tempo no chão ou estiver de uma outra cor que não for branca, não a utilize.
  • Certifique-se de usar luvas, pois a mistura de sal e gelo chega à temperatura de -10°C!