Não importa qual seja a celebração, é sempre tentador tirar fotos de fogos de artifício explodindo no ar. Afinal de contas, uma boa apresentação de fogos é um espetáculo incrível, e você provavelmente estará com uma câmera na mão. Infelizmente, fotos de fogos geralmente não conseguem demonstrar a beleza real do espetáculo. Se você está cansado de ver suas fotos de festas saindo borradas, granuladas, claras ou escuras demais, continue lendo.
editarPassos
- 1Mude sua abordagem; ao invés de tratar a luz como sua iluminação, trate-a como seu tema. Isso requer uma forma diferente de pensar sobre como usar sua câmera para fotografar, porque fogos criam a própria exposição. Para preservar a cor e o formato, você terá que alterar a exposição da sua máquina e levar em conta outros elementos, como a fumaça dos fogos ou as luzes dos prédios ao fundo. Saber como focar sua câmera apropriadamente também é importante, porque o autofoco passivo não consegue gerenciar bem a câmera na escuridão ou com baixa luminosidade, então se prepare para ir além do simples apontar e clicar.
- Uma apresentação de fogos de artifício envolve muitos, muitos fogos, então esteja preparado para experimentar, de preferência com uma câmera digital, para que você tenha um feedback instantâneo. Como os fogos produzem luzes monocromáticas (dos produtos químicos), suas cores serão diferentes dependendo das configurações de ISSO. Uma exposição longa é necessária para deixar alguns fogos traçarem seus padrões. Configurações diferentes de abertura e ISO irá afetar o brilho do plano de fundo – fundos brilhantes são distrativos, mas um suavizado, ao invés de completamente preto, é muito mais interessante. Escolha a quantidade de plano de frente e lateral que você irá incluir na foto com isso na mente. (A configuração de abertura não é tão importante para a profundidade do fundo com fogos distantes, porque eles estarão essencialmente no infinito, e todos os planos superiores devem estar claros e distintos de qualquer forma – isso importa principalmente para a exposição como um todo, e uma abertura relativamente larga e um ISO baixo irão dar um “barulho” menor do que abertura pequena e ISO grande).
- 2Posicione-se bem! Tente determinar aproximadamente onde os fogos de artifício explodirão, e encontre um lugar com uma visão sem obstruções da área. Se os fogos de artifício são um evento popular na área, você precisará chegar cedo para ter um bom lugar. Descubra a direção do vento e fique de costas para ela, para que a fumaça não obscureça sua vsão dos fogos. Encontre um lugar no qual você consegue evitar muita luz ambiente, porque isso irá causar uma superexposição.
- Quando estiver buscando por um bom local, escolha coisas interessantes para se ter de plano de fundo. Isso irá tornar suas fotos mais excitantes para os outros verem.
- 3Coloque a câmera num tripé. Fogos geralmente acompanham celebrações, então não é surpresa se suas memórias forem um pouco borradas. Suas fotos, porém, devem estar limpas e claras. Tirar fotos de fogos de artifício requer longos tempos de exposição, então um tripé é seu melhor amigo. Não importa o quão estável é sua mão, ela não é mais do que ele.
- Não estenda as pernas ou a coluna central do tripé. Mantenha tudo próximo ao solo, para que a câmera fique o mais estável possível.
- Uma lanterna pode ser usada para cobrir as sombras.
- Sempre que usar um tripé, certifique-se de que ele está seguro, em um lugar onde as pessoas não vão tropeçar nele. Se você estiver no meio de uma multidão, peça a um amigo agir como um escudo, para se certificar de que os outros não batam na sua câmera enquanto você olha para cima.
- 4Certifique-se de que as configurações da câmera estão corretas. Se por um lado, algumas câmeras digitais têm um “modo fogos”, no qual você não precisa se preocupar com as configurações, saber como fixá-las para tirar excelentes fotos de fogos é essencial. É melhor checar essas coisas com bastante antecedência, porque pode ser difícil de ajustar as configurações ou sua checklist no escuro checar com cuidado ainda garante que você se acostume a mudar as configurações da sua câmera, além de conhecer as limitações dela. As mudanças que você pode pensar em fazer incluem:
- Ajuste o foco para o infinito. Você geralmente está longe o suficiente dos fogos para ajustar o foco da lente no infinito e deixar assim. Se você quiser ter um close de uma parte pequena das explosões, você pode precisar ajustar o foco conforme á o zoom. Se você quiser incluir pessoas e prédios no fundo, você pode querer deixá-los no foco. Evite usar o foco automático se possível; como já foi dito antes, a maior parte das câmeras tem dificuldade em ajustar o foco com baixa luminosidade
- Use uma abertura menor. Configure a abertura da sua câmera no raio de f5.6 a 416. F8 é geralmente uma boa aposta, mas se você estiver usando um filme ISO 200, você pode querer deixa-la no f16
- Desligue o flash. Os fogos já são brilhantes o suficiente, e seu flash não conseguiria alcançá-los efetivamente; de qualquer forma, a fumaça turva a atmosfera, diminuindo o impacto dele.
- Tire quaisquer filtros ou tampa da lente antes de tirar as fotos.
- Se sua lente tem IS (Canon) ou VR (Nikon), desligue antes de tirar a foto. Se você estiver usando uma câmera SLR ou DSLR, provavelmente sua lente tem IS (estabilização de imagem) ou VR (redução de vibração). E se você tem qualquer um desses (na prática são a mesma coisas, as empresas só deram nomes diferentes), então as chances são de você estar mantendo-os ligados – o que geralmente é uma boa ideia. O IS/VR sente a vibração (as mãos tremendo, na maior parte do tempo) e compensa isso. Quando ele não sente nenhuma vibração, ele... cria uma. Desligue para conseguir imagens mais claras (esta dica serve não apenas para fotografar fogos, mas sempre que for usar um tripé).
- 5Enquadre bem a imagem antes de tirar a foto. Olhe pelo visor durante os primeiros fogos e descubra onde a ação está. Aponte a câmera para aquele ponto e deixe estar. Você não quer ficar olhando no visor enquanto tira a foto, porque você provavelmente vai tremer um pouco a câmera, ou vai errar no timing. Se você estiver tentando closes, claro que precisará mexer um pouco mais nela, porque seu enquadramento precisa ser exato. Novamente, enquadre cuidadosamente para excluir outras fontes de luzes que podem distrair o foco dos fogos ou fazer suas fotos ficarem superexpostas.
- 6Mantenha o diafragma aberto para capturar toda a explosão. Não importa o que você pense, se o céu estiver bem escuro, isso não resultará em superexposição. Configure o diafragma para o máximo de abertura. Para conseguir a imagem mais clara possível, o ideal é que nada entre em contato com sua câmera durante a exposição. Use a exposição longa automática de 30 segundos ou mais. Se sua câmera não tem um dispositivo de exposição longa, usar um gatilho de cabo é ok. Use a configuração BULB (B), que irá manter o diafragma aberto por quanto tempo o botão ficar pressionado. Como padrão, abra o diafragma assim que você ouvir ou ver os foguetes subindo e deixe aberto até eles se dissiparem. Isso geralmente levará vários segundos.
- Para capturar os melhores efeitos dos fogos, os tempos de exposição irão geralmente ser entre meio segundo e quatro segundos, mas julgue conforme você vê.
- Quando estiver fazendo uma leitura para exposição, não aponte a câmera para o meio do centro de luz; se você fizer, há risco de a foto sair superexposta, e os traços de luz serão apagados. Ao invés disso, experimente com um range de velocidades do diafragma, e se for possível, apoie a exposição.
- Para usar o foco automático no escuro, tente primeiro tirar uma foto de luzes no horizonte. Depois disso, quando você for configurar a próxima exposição na escuridão da noite, as lentes já estarão configuradas no infinito. Além disso, tente iniciar a exposição longa quando há fogos explodindo. O foco automático vai trabalhar nesse padrão e assegurar que a próxima sequência de fogos durante a exposição esteja focada também.
- 7Apimente as coisas. Mesmo boas fotos de fogos podem ser entediantes se não houver nada para diferenciá-las. Você pode fazê-las mais interessantes se incluir construções no plano de fundo ou pessoas no plano de frente. Escolha sua locação para as fotos de forma a conseguir uma perspectiva única e diferente do show, se possível. Assegure-se de que a câmera esteja estável no pedestal e que a amplitude focal está adequada para a altura dos fogos.
- Para uma captura angulada ampla dos fogos num lugar como uma cidade bem iluminada, julgue a altura dos primeiros fogos que explodirem e use aquilo como referência para enquadrar a cena inteira. Varie os tempos de exposição definidos na sua câmera no tripé para que ela capture explosões únicas e múltiplas da mesma forma.
editarDicas
- Use um timer, se você tiver um, para ajudar a evitar a vibração do movimento.
- Quando estiver tentando capturar múltiplas explosões, cubra a lente (sem tocar na câmera) com alguma coisa preta entre elas. Um chapéu preto ou pedaço de papel grosso nessa cor funciona bem. Isso irá evitar que outras fontes de luz superexponham a foto entre uma explosão e outra. Simplesmente coloque a cobertura na lente depois que os fogos se dissiparem, e tire quando os próximos foguetes subirem aos céus.
- Use um filme lento ou uma configuração lenta de ISO numa câmera digital. Com isso, você conseguirá ampla iluminação para exposições mais longas. Este truque também tem o bônus de forçar a câmera automática a ter a exposição o mais longa possível. É um pouco contra intuitivo, mas você deve preferir ISOs entre 50 e 100. Você geralmente pode conseguir se virar com ISO 200, mas a outra configuração é melhor. Alguns fotógrafos preferem o filme a configuração de tungstênio, encontro outro preferem usar filmes ou configuração para luz do dia. Você terá resultados diferentes com cada um deles. Se você tem uma câmera digital, deixe o ISO em algum ponto entre 50 e 100.
- Tente segurar o gatilho do cabo na metade do caminho antes de começar a tirar as fotos. Aperte o resto quando for começar. Em algumas câmeras, isso reduz o tempo de espera antes de a exposição começar. Esta dica é mais útil se você não puder desligar o foco automático da câmera.
- A escolha das lentes é pessoal, dependendo de quão longe dos fogos você ficará e qual a perspectiva que você quer atingir. Uma lente com zoom é melhor se você quer fotos diferentes.
- Estes passos podem ser aplicados para qualquer coisa que tenha explosões de luz similares, como solda e velas de brilho.
editarAvisos
- Dependendo do tipo de fotos que você quiser tirar, você pode descobrir que nem todas essas sugestões funcionam pra você. Mas a beleza da fotografia é justamente que você tem que experimentar e descobrir o que funciona para você e sua câmera.
- Se você estiver perto dos fogos na hora de tirar as fotos, cuidado com as cinzas que caem.
editarMateriais Necessários
- Uma câmera digital ou de filme com um tempo de exposição bem longo é necessária. 30 segundos ou mais é perfeito. As câmeras digitais têm a vantagem de você poder ver os resultados na hora, podendo ver seus erros e corrigi-los imediatamente.
- O uso do tripé para manter a câmera estável é essencial para ter bons resultados. Não precisa ser caro, o mais barato que você conseguir fará o serviço.
- Traga uma lanterna – está escuro lá fora! Você pode checar seu progresso nas fotos e acessar suas configurações para resetá-las, se for necessário.
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