As bolhas são bolsas cheias de líquido que aparecem quando a pele sofre algum tipo de atrito. Elas aparecem, por exemplo, quando você passa o dia andando com sapatos apertados ou cavando com uma pá. Este artigo ensina como tratar uma bolha e quando é preciso procurar um médico.
editarMétodo 1 de 3: Tratando Pequenas Bolhas
- 1Lave a região da bolha. Limpe a bolha e a área ao redor com água morna e sabão. Certifique-se de que as suas mãos estejam limpas para evitar que a bolha infeccione.[1]
- 2Deixe arejar. Se a bolha é pequena e ainda não estourou, ela provavelmente irá sarar sozinha em alguns dias. Não é preciso estourar nem fazer curativos: só arejar o máximo possível é suficiente.[2]
- Se você tiver uma bolha no seu pé, use sandálias ou chinelos enquanto estiver em casa. Isso ajuda a bolha a sarar.
- Se a bolha estiver na sua mão, não é preciso usar luvas ou colocar curativos a menos que você esteja fazendo alguma coisa que possa estourar ou infeccionar a bolha.
- 3Proteja a região. Quando você for sair de casa, proteja a região da bolha para que ela não estoure e infeccione. Você pode usar curativos redondos com um furo no meio para proteger a bolha.[3]
- Se a bolha estiver no seu pé, use meias e sapatos confortáveis. Sair com o mesmo sapato que causou bolha só vai piorar as coisas.
- Se a bolha estiver na sua mão, ou se você for fazer qualquer outra atividade na qual a bolha possa estourar, use luvas de borracha para lavar a louça ou a roupa. Não continue a fazer o que causou a bolha (cavar o jardim, por exemplo).
editarMétodo 2 de 3: Tratando Grandes Bolhas
- 1Desinfecte a área. Depois de lavar bem a região da bolha (e as suas mãos) com água morna e sabão, desinfecte a bolha com álcool ou iodo. Molhe um pedaço limpo de algodão no álcool e passe sobre a bolha e toda área ao redor.[4]
- 2Estoure a bolha. Para bolhas grandes, é melhor drenar do que deixá-las estourar. Se você drenar a bolha com cuidado, ela vai sarar mais rápido, e a região afetada vai doer menos.[5]
- Desinfecte uma agulha de costura com um algodão embebido em álcool.
- Fure o lado da bolha com a agulha limpa. Isso não deve doer, já que a pele da bolha não tem terminações nervosas.
- Aperte a bolha. Um líquido deve começar a sair pelo furo que você fez com a agulha. Esvazie todo o líquido apertando a bolha com o seu dedo. Use um outro pedaço de algodão para limpar o líquido que for saindo da bolha.
- 3Não remova a pele da bolha. Deixe a pele da bolha depois de esvaziá-la. Essa pele vai ajudar a proteger o local contra infecções. Não corte nem arranque essa pele.
- 4Passe um antisséptico. Com um cotonete, passe mertiolate ou uma pomada contendo antibiótico na região da bolha para prevenir que a ferida infeccione. As pomadas também impedem que o curativo grude na pele.[6]
- Muitas pessoas são alérgicas a antibióticos. Se a região ficar vermelha e inflamada ou começar a coçar, pare de usar a pomada.
- Se for alérgico ao antibiótico da pomada, você pode usar vaselina para impedir que o curativo grude na pele. Mas use apenas vaselina de um pote que você acabou de abrir. Potes que já foram usados para outros fins podem conter bactérias que vão infectar a ferida.
- 5Cubra o local com um curativo. Use um band-aid ou gaze limpa para cobrir a ferida, sem deixar o curativo apertado demais para garantir que a região fique bem arejada. Cuidado para não deixar o esparadrapo ou as abas do band-aid grudarem na pele da bolha.[7]
- Troque o curativo uma vez por dia, ou sempre que ele molhar ou ficar sujo.
- Verifique a ferida quando trocar o curativo. A área deve cicatrizar em mais ou menos uma semana. Se o local estiver inflamado, vermelho, ou com pus, é preciso procurar um médico.
editarMétodo 3 de 3: Quando Você Deve Procurar um Médico
- 1Vá ao médico se a bolha infeccionar. Uma bolha infeccionada pode causar problemas maiores. Por isso, é melhor deixar um médico avaliar e receitar o tratamento apropriado. O médico pode limpar o local, fazer um curativo e prescrever antibióticos. Alguns sinais de que a sua bolha infeccionou:
- a pele perto da área afetada está vermelha, coçando ou inchada;
- pus amarelado debaixo da pele da bolha estourada;
- temperatura aumentada na região envolta da bolha (você pode sentir a pele mais quente se tocar nela);
- listras vermelhas na pele saindo da região infectada.
- 2Procure imediatamente um médico se você tiver sintomas mais sérios. Em alguns casos raros, uma bolha infectada pode causar sérios problemas de saúde. Procure um médico imediatamente se você tiver alguns desses sintomas:
- febre alta;
- calafrios, vômito, ou diarreia;
- uma ferida que vira uma casca ou parece pálida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário