segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

como cuidar de um filhote de hamster

Filhotes de hamster nascem surdos, cegos e sem pelo algum, mas ainda assim eles são muito fofos. Se a sua hamster está grávida, você precisará aprender algumas coisas sobre como cuidar de filhotes de hamster. Esse artigo te ajudará a cuidar desses bebês adoráveis.

Parte 1 de 3: Antes do Nascimento dos Filhotes

  1. 1
    Saiba se sua hamster está grávida. A hamster fica mais agressiva, mais lenta que o habitual e começa a estocar comida quando está grávida. Ela também constrói um ninho, e não costuma sair dele muito frequentemente.[1]
    • Dias antes de dar a luz, a hamster estará com a barriga bem grande e inchada. Esse é o melhor sinal de que ela está prestes a dar a luz.
    Anúncio
  2. 2
    Limpe a gaiola. É importante que o ambiente esteja limpo quando os bebês nascerem. Então limpe a gaiola do seu hamster pelo menos duas semanas depois que sua hamster engravidar.
  3. 3
    Retire a roda para hamster e os outros brinquedos da gaiola. Quando a hamster tiver dado a luz, ela irá querer gastar a energia que tem acumulado durante a gravidez. E se ela for usar a roda ou outros brinquedos, pode acabar machucando seriamente ou até mesmo matando os filhotes.
  4. 4
    Deixe o hamster pai de fora da gaiola. Se você tem um casal de hamsters anões, é melhor retirar o hamster macho da gaiola algumas semanas antes de a fêmea dar a luz. Caso contrário, assim que a fêmea der a luz, o hamster macho pode tentar engravidá-la de novo. Isso resultaria numa grande quantidade de filhotes e pode ser ruim para a mãe.
    • Esses passos só se a´licam a hamsters anões.
    • Há quem diga que o hamster anão pai pode ajudar bastante na criação dos filhotes. Consulte um veterinário ou um especialista numa pet shop se estiver pensando em deixar o hamster pai na mesma gaiola.
  5. 5
    Arrume materiais macios para sua hamster. Uma das primeiras coisas que sua hamster fará quando ficar grávida será construir um ninho bem macio onde ela possa dar a luz. Você pode ajudá-la nesse processo conseguindo alguns materiais macios, como papel toalha, para ela usar em seu ninho.[2]
    • Lenços faciais também pode ser uma boa opção.
  6. 6
    Forneça comidas nutritivas para a sua hamster. Assim como uma mãe humana, a hamster mãe precisa de nutrientes extras para continuar saudável. Cenouras, nozes, ovos cozidos, queijo e outras verduras irão fornecer os nutrientes necessários. Você também pode colocar comida extra na gaiola para que ela comece a estocar comida para os bebês ( além de que, ela estará comendo mais que o normal).[3]
  7. 7
    Arrume alguém para ficar com os filhotes. Você só terá de fazer isso caso planeje doar os filhotes quando eles nascerem. Pergunte aos seus amigos se eles querem um filhote ou dois, anuncie na internet, etc.

Parte 2 de 3: As Primeiras Duas Semanas

  1. 1
    Não perturbe a hamster mãe. No dia antes do nascimento dos filhotes você deve deixar a hamster mãe em paz. Ela estará estressada e tentará proteger o ninho de qualquer forma. Ela deve ser perturbada o mínimo possível, caso contrário ela pode acabar abandonando os filhotes (ou pior, pode acabar comendo eles).
  2. 2
    Não pegue os filhotes por pelo menos duas semanas. Se você pegá-los muito, o seu cheiro pode ficar neles; e, nesse caso, a mãe os abandonará. Outra razão é que a hamster mãe ficará muito agressiva se você tentar pegar um de seus filhotes, podendo até atacar a sua mão.[4]
    • Se você precisa mover um filhote por alguma razão, use uma colher. Isso garantirá que seu cheiro não fique nele. Você sequer precisa fazer isso. Se um bebê hamster estiver fora do ninho, sua mãe logo irá buscá-lo.
  3. 3
    Não limpe a gaiola até pelo menos duas semanas depois do nascimento dos filhotes. Você não deve interferir no espaço da hamster mãe. Se perceber que uma parte da gaiola está muito suja, você pode limpá-la, mas com cuidado para não perturbar o ninho.[5]
    • Se você perceber que há uma área realmente molhada na gaiola, você pode limpá-la, mas tenha absoluta certeza de que a sua limpeza no local não perturbará o ninho.
  4. 4
    Forneça bastante comida e água para os bebês hamsters. Cheque a gaiola pelo menos duas vezes ao dia para ver se eles precisam de água ou comida. Quando os hamsters completarem uma semana de vida, comece a espalhar a comida pela gaiola. A hamster mãe sairá e coletará a comida pros bebês, e também os bebês irão começar a explorar a gaiola.[6]
    • Você deve se certificar de que a garrafa de água esteja baixa o suficiente para que os hamsters de uma semana de idade possam alcança-la.
  5. 5
    Tome conta dos filhotes se a hamster mãe tiver morrido. Às vezes os filhotes podem ficar órfãos. Coloque uma almofada na gaiola para compensar a ausência do corpo da mãe. Se necessário, construa um ninho de papel toalha para os filhotes. Certifique-se de que os filhotes tenham pedaços de maçã e pedacinhos de ovo cozido para comer e manter o nível de nutrientes necessários. Abaixe o cantil de água a uma altura em que os filhotes alcancem e possam beber.
  6. 6
    Encontre uma mãe substituta para os bebês até que eles tenham 12 dias. Se os filhotes têm menos de 12 dias, eles precisam de uma mãe substituta. Limpe todos os resíduos do ninho e os resíduos do parto da gaiola. Encontre uma mãe substituta que tenha bebês de idade aproximada a de seus hamsters. Pegue um pouco dos resíduos do ninho e do parto da mãe substituta e coloque ao redor dos seus hamsters. Distraia a mãe substituta e coloque os seus hamster órfãos junto dos filhotes dela. Mantenha a mãe substituta longe até que os filhotes tenham se misturado no ninho e adquirido o cheiro.
    • Esse método não é garantido. As hamsters mães não contam o número de bebês que tiveram; então, colocar mais filhotes no ninho delas não é um problema. Entretanto, se a hamster mãe sentir que há algo de estranho ou de diferente nos filhotes, ela pode matá-los.

Parte 3 de 3: Depois das Duas Primeiras Semanas

  1. 1
    Limpe a gaiola quando os bebês tiverem duas semanas ou mais de idade.Nesse ponto, a hamster mãe já estará menos protetora. Limpe a gaiola como de costume, mas coloque alguns pedaços de papel toalha, pois a hamster mãe pode querer construir outro ninho.
  2. 2
    Comece a pegar os filhotes. Pegar e tocar os filhotes irá fazer com que se acostumem ao toque humano. A hamster mãe também não se importa com o seu cheiro nos filhotes. Lembre-se de que filhotes de hamsters são extremamente rápidos; então, tenha cuidado quando pegá-los
  3. 3
    Desmame os filhotes quando eles completarem quatro semanas de vida. Os filhotes vão mamar na mãe até que tenham aproximadamente 26 dias de idade. Depois disso devem ser desmamados. Você precisará checar o sexo dos filhotes, e separá-los em machos e fêmeas em gaiolas diferentes. Nesse ponto a hamster mãe já estará exausta de cuidar dos filhotes e começará a afastá-los.[7]
    • Com cinco semanas de idade, os hamsters sírios devem ser todos postos em gaiolas separadas, já que tendem a ser muito possessivos com seus territórios e podem se tornar bastante agressivos se sentirem que seu espaço está sendo ameaçado.
    • Hamsters anões podem viver em pares do mesmo sexo e em colônias de forma pacifica. Com aproximadamente 12 semanas, você poderá começar a notar algumas lutas. Caso isso ocorra, você deve colocar o par em gaiolas separadas. Se isso estiver ocorrendo em uma colônia, você deve colocar o hamster que está sendo intimidado em uma gaiola separada.
  4. 4
    Cuide dos filhotes como você cuidaria de um hamster adulto. Com cinco semanas de idade, os filhotes já podem ser considerados adultos. Brinque com eles, alimente-os e os ame.
    Anúncio

Dicas

  • Se você acha que os bebês não estão aprendendo a usar a garrafa de água com rapidez suficiente, coloque um pouco de aipo (remova os fios) ou pepino (remova a parte da semente do meio) na gaiola. Estes alimentos irão hidratar os bebês.
  • Certifique-se de que os filhotes serão bem cuidados antes de doá-los a alguém. A última coisa que você irá querer é que eles se tornem alimentos de uma cobra.
  • Hamsters grávidas necessitam de mais comida que o habitual. Dê comidas ricas em proteínas como ovos cozidos e pão mergulhado em leite.
  • Cheque o sexo dos filhotes várias vezes para não se confundir.
  • Uma gaiola para hamsters deve ser de no mínimo 1 m². Se você perceber que a gaiola em que a mãe e os filhotes estão é muito pequena, os mova para uma gaiola maior depois de duas semanas após o parto.
Anúncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário